Reload! #04: Como é comemorado o Dia dos Namorados no Japão?


  Olá Jovens e não-tão-jovens!!!
  É, eu ando meio sumido mesmo, esse post deveria ter saído na semana passada pra casar certinho com a data, mas enquanto ainda for junho e enquanto esse blog for meu, eu posso postar quando der na telha, além do mais, se você for como eu, dia dos namorados é todo dia (olha, que romântico).

  Bom, ao contrário do Brasil, onde a data é comemorada no dia 12 de junho, no Japão o dia dos namorados é comemorado no dia 14 de fevereiro (como em boa parte do mundo, aliás). A data se chama Valentine’s Day ( ou バレンタインデ em bom japonês). A data foi criada em 1936, graças a uma fábrica de doces do Japão, a confeitaria Morozoff, que trouxe o costume dos EUA.

  Mas ao contrário de nós que costumamos trocar presentes e textos no Facebook, apenas as mulheres que presenteiam os rapazes, o presente se resume a chocolate, puro marketing da fábrica. O presente é dado a namorados, patrões, pais, professores... pessoas que tenham um relacionamento cotidiano e afeto. Essa cultura de entrega de chocolates é tão forte por lá, que existem diferentes tipos de chocolates para as diferentes pessoas que serão presentadas. Os principais tipos são:
  • Giri choco (義理チョコ) – Também chamado de chocolate obrigatório. Ele é normalmente entregue a chefes, colegas de trabalho, amigos e homens com quem se tem contato regular.
  • Honmei choco (本命チョコ) – Esse é o chocolate para o amor verdadeiro. As mulheres entregam esse chocolate para o homem pelo qual estão apaixonadas. Caso não estejam namorando, o presente serve como uma declaração.
  • Family choco (ファミリーチョコ) – Chocolate dado a familiares.
  • Tomo Choco (友チョコ) – Chocolate dado a amigos.
  • Gyaku choco (逆チョコ) – Algo como “chocolate reverso”. Um costume recente introduzindo o homem a essa cultura, que é quando um homem dá um presente a uma mulher.


  Nas escolas, as estudantes aproveitam para se declarar de forma sutil. Já os garotos aproveitam para checar como anda sua popularidade, quanto mais chocolates ganharem, mais populares são. Dizem que existem casos em que chegam a trazer sacos de quantidades.

White Day

  Um mês depois do Valentine’s Day, acontece o White Day (ホワイトデー). É a data em que os homens retribuem os presentes que receberam das mulheres. Assim como no Valentine’s Day, o mais comum é presentear com chocolates, mas utilizando chocolates brancos (daí o nome). Esta data foi criada por uma fábrica de Marshmallow em 1978. Eles seguem a mesma lógica do Valentine's Day, são comprados dependendo de quem serão as pessoas presenteadas.  Uma particularidade sobre o White Day é a existência de um hábito chamado de Sanbai gaeshi (三倍返し), algo como “triplo retorno”. É quase uma tradição que diz que o homem deve dar um presente que custe o triplo do que o presente que ele recebeu no mês passado.


  Pode parecer estranho para nós, mas esses hábitos são bastante sérios no Japão e não cumprir essas tradições pode parecer bastante deselegante. Logicamente os tempos mudaram, hoje o dia dos namorados japonês é bem parecido com o nosso. O comércio oferece variedades para a comemoração, como roupas, acessórios, joias e viagens (o mesmo que aqui). Vale lembrar que, mesmo com estas mudanças, o costume do chocolate continua forte, como uma tradição mesmo. Enfim, é uma data muito especial, embora tenha sido importada do ocidente. É um dia divertido e de confraternização no trabalho, com a família, com os amigos e muito especial para os que estão apaixonados, mesmo não sendo feriado.

Postar um comentário

0 Comentários