A Magia da Opinião! #01 - Como animes podem impactar as pessoas?

  A maioria das obras audiovisuais passam algum tipo de valor ou lição para a sua vida, mas isso vai além com os animes. As centenas de animes já feitos geralmente passam algum valor para a sua vida. 

  Por exemplo, temos os Battle Shounens. Dr.STONE mostra a importância da ciência na vida das pessoas, Naruto mostra o valor do trabalho em equipe, Bleach mostra a superação de alguém que é mais fraco que seus oponentes, dentre vários outros exemplos. Mas Battle Shounens não são os únicos a trabalharem lições para a sua vida. Royal Tutor mostra como inteligência muitas vezes pode não servir pra nada quando você não tem sabedoria prática, Babylon questiona o senso comum, etc.

  Algumas vezes, o anime pode acabar falhando na missão de passar aquela mensagem. Por exemplo, Fairy Tail, esta obra trabalha tanto o poder da amizade que acaba saturando. A obra acaba se tornando previsível, e isso é algo que nunca pode acontecer em nenhuma obra. Eu particularmente admiro obras que conseguem passar a mensagem de forma sutil, como Eizouken por exemplo. Eizouken mostra como você pode sair do zero e escalar até o topo usando a sua criatividade e sua determinação.

  Eu acho as mensagens passadas pelos animes super importantes, principalmente para o público adolescente, que está ainda aprendendo com a vida. Animes com mensagens boas e bem-executadas podem ajudar a moldar o caráter do público mais jovem. Alguns animes também passam filosofias interessantes, como o conceito da verdade em Fullmetal Alchemist é um exemplo de como um anime consegue ser filosófico e não ser chato. Na verdade, Fullmetal Alchemist é ainda melhor e mais interessante por causa dessas filosofias, que encaixam perfeitamente com a obra.

  Eu não tenho problema nenhum com obras que não passam mensagens (ou que eu, pelo menos, não captei). Imagina aquele anime moe de comédia que você adora ter toda uma filosofia por trás?

  Por esse motivo, eu consigo apreciar animes que não trabalham nenhuma mensagem profunda, e querem apenas divertir e animar o espectador. A falta de mensagem não faz um anime ser ruim, claro que esse quadro é todo baseado em opiniões minhas, se você pensa de maneira diferente, divulgue a sua opinião nos comentários do post. Eu amo ter debates com as outras pessoas! 

  Então, é isso. Até uma próxima matéria aqui no NEET!

Postar um comentário

0 Comentários