Anime Topic 023 - Carole & Tuesday: A alma da música



  A música é algo presente na vida de todos, ela é capaz de trazer qualquer sentimento. Desde tristeza, felicidade ou pode até mesmo servir como uma mensagem de esperança. É abordando essas facetas da música que pode mexer com o coração humano que Carole & Tuesday se desenrola, contando a história das jovens que através dela criaram um Milagre de sete minutos.

  Carole & Tuesday é um anime original do estúdio Bones, foi dirigido e escrito por Shinichiro Watanabe, mesmo criador de Cowboys Bebop. O anime conta com 24 episódios divididos em duas partes.

  Bom, somos apresentados a uma sociedade onde 99% das músicas são escritas através de I.A, e nele acompanhamos a história de Carole, uma jovem com o sonho de ser musicista enquanto tenta sobreviver na grande cidade de Alba (mesma cidade em que se passa Cowboy Bebop), arrumando vários empregos de meio-período; e Tuesday, uma garota rica que viveu sua vida sozinha e trancada em casa porém, assim como Carole, com o sonho de se tornar uma grande musicista. O destino das duas aspirantes colide quando Tuesday foge de casa, e as duas acabam se encontrando e cultivando uma amizade graças ao seu amor pela música, começando juntas uma jornada para o estrelato.

  O anime é ambientado na cidade de Alba, localizada em Marte, para onde os humanos migraram após um evento que tornou a Terra inabitável; essa mesma cidade serviu de palco para os eventos de Cowboy Bebop, e as duas obras se passam de fato no mesmo universo, com Carole & Tuesday se passando um ano após os eventos de Cowboy Bebop. A cidade Alba é um lugar futurista, cercado por tecnologias e I.A que fazem de tudo pela humanidade, desde trabalhos domésticos até mesmo músicas. Nesse cenário futurista em que até a música acaba sendo feito por máquinas, a jornada de Carole e Tuesday se desenrola, com as duas jovens em busca de sucesso através de suas próprias canções, feitas através de seus sentimentos e paixão pela música.



  Na história seguiremos principalmente Carole, uma jovem refugiada da Terra que vivia sozinha até conhecer Tuesday, é uma garota determinada e energética; Tuesday, uma garota vinda de família rica que sempre viveu isolada em sua casa até que decide fugir de casa, é um pouco tímida e por sempre ter vivido na comodidade onde a tecnologia fazia tudo por ela, acabou se atrapalhando ao fazer algumas tarefas domésticas básicas; Angela, a rival de Carole e Tuesday e uma modelo que vai para o ramo da música para realizar seu sonho de infância, é arrogante e sempre confia no seu talento musical; Tao, o excêntrico produtor de Angela, extremamente inteligente e quase nunca demonstra emoções; Roddy, um jovem programador de IA que descobriu e ajudou Carole e Tuesday na jornada, assim como Tuesday ele é um pouco tímido e fica nervoso em certas ocasiões (como quando vai no apartamento das protagonista pela primeira vez); e Gus, um produtor atualmente falido mas que já foi responsável por lançar grandes nomes musicais, amigo de Roddy, decidiu ser produtor de Carole & Tuesday pelo potencial que viu nelas, está constantemente bebendo e costuma ser rabugento.

  A trama de Carole & Tuesday vai acompanhando a jornada da dupla para alavancar suas carreiras, vai mostrando todas as dificuldades que as duas vão enfrentando, mostrar seus sentimentos e como elas lidam com tudo que vai acontecendo. A questão sentimental do anime demonstra muito bem como a música é algo que afeta diretamente as pessoas, tanto quem as ouve quanto quem as produz, a capacidade das músicas de gerar sentimentos, cada música de cada personagem acaba refletindo muito bem suas personalidades e sentimentos.

  O anime também demonstra como o cenário profissional da música pode ser cruel, limitando o artista a ser um produto que faz somente o que a produtora manda, e muitas vezes alguns são cegados pelo sucesso e acabam se autodestruindo. Também levanta a discussão de como a tecnologia facilitou tanto a vida humana que acabou até reprimindo seus sentimentos, como vemos constantemente no anime quando certos personagens falam das músicas da dupla protagonista, falando como elas são diferentes de tudo no cenário musical daquele mundo por realmente botarem seus corações em suas canções e não seguirem o caminho mais fácil, se utilizando de I.A para escrever as canções.

  É interessante ver as diferenças entre Carole e Tuesday e sua rival, Angela. As três possuem o mesmo sonho, porém recorreram a métodos diferentes. Enquanto a dupla principal preza pelo coração em suas músicas e com essa determinação que elas desejam alcançar seus sonhos, Angela decidiu seguir o caminho mais fácil, o de se tornar um mero produto, deixando todo o trabalho de compor as músicas para o I.A, e acaba se frustrando muitas vezes por causa disso, apesar de rapidamente realizar seus sonhos de música e fama.



  A série brilha sobre sua trama emocional, tanto em roteiro quanto em produção, o jogo de cores é relaxante, as músicas que refletem o interior dos personagens e sua animação simples, porém linda e fluída combinam muito bem e criam uma atmosfera perfeita para a mensagem que a obra deseja passar. Carole & Tuesday é uma história excelente sobre como a música é capaz de mudar vidas, uma trama simples, porém apaixonante e emocionante que facilmente toca seu coração.

O anime está disponível oficialmente pela Netflix e conta com uma excelente dublagem em português.

Postar um comentário

0 Comentários