TokuTalk #8 - Kamen Rider Build: O Poder e o Medo da Ciência


    Um país dividido por uma catástrofe misteriosa, em meio ao caos trazido por um artefato Marciano desconhecido surge um herói que busca lutar pelo amor e a paz em um mundo a Beira da guerra. Esse é Kamen Rider Build, produzido pela Toei em 2017, e escrito por Shogo Muto.

   A história gira em torno de Sento Kiriyu, um jovem Físico de 21 anos, que além de ser o Kamen Rider Build, é o criador do cinto que o transforma no mesmo, conhecido como "Build Driver", porém, ele não lembra de tê-lo criado, e acredita que outra pessoa tenha criado o cinto. Como Build, Sento costuma enfrentar os "Smashs", criaturas que surgiram misteriosamente após o aparecimento da "Muralha Celestial", que foi responsável por dividir o Japão em 3 Estados que estudam a cauda da origem dessa mesma Muralha, a "Caixa de Pandora".

  Kamen Rider Build abrange um tema que as séries anteriores nunca citaram: A imprudência do ser humano ao utilizar a ciência. Um exemplo disso em Build, é a organização do mal conhecida como "Faust", que era liderada por Himuro Gentoku, conhecido como "Night Rogue". O objetivo de Gentoku era utilizar o poder dos Riders para armamento militar de elite, pois ele queria dominar as outras 2 regiões do Japão, antes que elas pudessem por as mãos na Caixa de Pandora. Outro exemplo é as Indústrias Mamba, que produziam armamento militar para o ministro de uma das 3 Regiões em que o Japão foi dividido: Seito, Hokuto e Touto. 

  Um dos pontos que Build mais brilha é seu vilão, a misteriosa forma de vida alienígena que uma vez destruiu Marte e agora planeja acabar com a Terra. Fazendo a trama girar desde o início, Evolt também se aproveita e reforça a ideia de como o ser humano usa a ciência de forma equivocada, planejando guerras e conflitos armados em busca de soberania. Possuindo um grande carisma, o vilão acaba manipulando todos para que seus planos ocorram conforme o esperado. O vilão também é interessante pelo fato de que apesar de não possuir um objetivo mais complexo que destruir tudo e todos, acaba sendo o mais interessante da série, justamente por fazer somente o que quer e quando quer, criando um charme devido sua espontaneidade e também sua imprevisibilidade.

  Build também trata de forma interessante a sua lore política, explicando sobre como as três regiões resultantes da Muralha Celestial se formaram, com Touto focando em seu desenvolvimento científico, Hokuto focando em seu poderio militar e Seito ficando em agricultura. A série mostra também os conflitos entre essas três regiões para obter a posse da Caixa de Pandora, que pode ser usada como uma fonte de energia poderosa capaz de tornar quem a possuir não só uma potência nacional mas também uma potência Mundial. 

  Build é uma série Rider que trás diversos temas interessantes e que refletem a sociedade e sua evolução científica desde as épocas das Guerras mundiais. É uma série com personagens muito carismáticos e com diversos momentos emocionantes que a tornaram uma das séries mais memoráveis do período Heisei. Então é com esse texto que posso afirmar que você e Kamen Rider Build podem ser a melhor combinação!


Postar um comentário

0 Comentários