TokuTalk #9 - Ultraman Taiga: Buddy, Go!

 Algo icônico em Ultraman são as organizações de combate de Kaijus, que tentam eliminar os Kaijus quando o Ultraman não está. Mas não existem só essas organizações, como também existem equipes sigilosas que resolvem problemas com aliens, que é o caso de Ultraman Taiga, escrito por Takao Nakano em 2019 e produzido pela Tsuburaya.

Ultraman Taiga conta a história de Hiroyuki Kudo, um jovem que é integrante da AEGIS, uma pequena equipe de contenção de Aliens. Por outro lado, temos o Tri-Esquadrão de Ultramans novatos: Taiga, Titas e Fuma. Taiga é o filho do Ultraman Taro, que por sua vez é filho do Ultra Father e da Ultra Mother. Taiga também é conhecido como "Herói da Luz"; Titas é um Ultraman de U-40, o mesmo planeta de Jonias. Titas não é o típico "Musculoso Burro", ele é conhecido como o sábio da força; Fuma é de O-50, mesmo planeta dos irmãos Rosso e Blu, e de Ultraman Orb. Fuma é conhecido como Campeão dos Ventos, por ser extremamente ágil. A série apresenta múltiplos pontos de vista com o passar dos episódios, sendo eles tanto dos personagens de boa índole quanto dos vilões. Um exemplo disso é o episódio sobre o Alien Bat, que ficou cansado de viver nas sombras dos seres humanos e almejou uma revolução contra os mesmos.

Ultraman Taiga foi a primeira série Ultra a ter mais de um Ultraman hospedado no corpo do protagonista, isso nos mostra tanto momentos cômicos quanto momentos de diálogos envolvendo o Tri-Esquadrão. A relação de Hiroyuki com Taiga vai se desenvolvendo com o tempo, já que o próprio Ultraman não dá a mínima para laços afetivos. Isso vai mudando com o tempo, quando ele começa a conhecer melhor o protagonista, e vai se aprofundando ainda mais na sua amizade com Titas e Fuma.

Óbvio que a série não escaparia de ter um vilão, só que dessa vez o vilão também é um Ultraman, conhecido como Tregear. Ele era um gênio de M-78 que acabou se corrompendo, e que por algum motivo, tem um certo problema em ser chamado de Ultraman. Tregear também tem um certo rancor do filho de Taro, e ao saber que Taiga iria para a terra, viu a oportunidade de afetar Taro utilizando seu filho. Na terra, Tregear toma a identidade de Kirisaki, que é apenas um disfarce que ele utiliza para incitar uma pessoa a cometer um ato maligno. De certo modo, o objetivo de Tregear é apenas mostrar seu ponto de vista, de que a luz e as trevas não servem para nada, e que tudo seria fadado ao vazio.

Um dos pontos mais interessantes de Taiga são as múltiplas críticas sociais que a série faz, indo desde uma cega vingança sem motivo até abordando a hipocrisia do ser humano. Taiga aborda múltiplos assuntos sobre como os humanos agem de maneira irracional muitas vezes, como por exemplo o preconceito com os aliens na série, fazendo com que os mesmos vivam escondidos nas sombras, sem poder fazer nada. O próprio vilão em um certo ponto na série, diz: "Vocês abominam os aliens, mas nem percebem que estão sendo salvos por um!". Taiga mostra em vários momentos, o lado "humano" tanto dos aliens quanto dos Kaijus, mostrando que nem todos são ruins ou almejam destruição, mas que a mente fechada do ser humano faz pensar que todos são malignos. Ultraman Taiga é mais que uma simples série ultra, ela é uma série cheia de críticas sociais e mensagens em cada episódio. É uma série que vale muito a pena!

Postar um comentário

0 Comentários