Anime Topic 029 - Mobile Suit Gundam 0079: Os soldados do destino



  Quando a humanidade enfim se estabeleceu no espaço, todos acreditavam que nunca mais haveriam guerras, porém no fim estavam enganados. Com a opressão imposta pela Federação nas colônias espaciais e a nobre, porém deturpada, visão de independência do Principado Zeon, se inicia uma guerra para decidir o destino da humanidade e das colônias espaciais. Mobile Suit Gundam 0079 conta a história do piloto que, juntamente com sua tripulação despreparada, porém habilidosa, encerrou a guerra e supostamente traria a paz de volta para a humanidade.

Mobile Suit Gundam 0079 é o primeiro anime da franquia Gundam escrito e dirigido por Yoshiuki Tomino e produzido pelo estúdio Sunrise, indo ao ar originalmente entre 1979 e 1980, contendo 43 episódios que pouco tempo depois foram compilados em uma trilogia de filmes.

Em 0079 acompanhamos o desenrolar final da guerra de um ano entre a Federação da Terra e o Principado Zeon, tudo sob a perspectiva da tripulação improvisada, porém extremamente habilidosa, da nave de guerra White Base, tendo como foco principalmente Amuro Ray, o piloto do Mobile Suit Gundam RX-78-2, arma mais poderosa da Federação.



0079 é simplesmente maravilhoso, a trama muito bem escrita e envolvente, com personagens cativantes que possuem um excelente desenvolvimento, batalhas que, apesar das limitações da época, conseguem ser emocionantes e divertidas, além de termos diversas mensagens impactantes sobre a situação de guerra e tudo que ela envolve.

Gundam tem uma forte temática militarista e sabe trabalhar a mesma perfeitamente. Aliado ao fator "guerra", a obra sabe mostrar de forma genial que não existe realmente um lado totalmente certo e errado, apenas pessoas e intenções, como por exemplo o próprio principado Zeon, que por trás dos nobres ideais de independência é, na realidade, liderado por alguém com terríveis ideais praticamente nazistas; e em paralelo temos a Federação, eles deveriam ser os heróis certo? Afinal nossos "heróis" da série estão do lado da Federação não é? Seguindo esse ponto Gundam joga mais realidade na nossa cara, vemos que os soldados da Federação são tão opressores quando os de Zeon, vemos aqueles que deveriam lutar pela liberdade da Terra tomar, extorquir e ameaçar aqueles que deveriam proteger, nos mostrando assim que Zeon e a Federação são igualmente corrompidas, pregando ideologias belas, mas no fim sabemos que não são todos que levam isso pra frente... Bem parecido com a realidade, não é?

Também é incrível como os personagens se moldam a essa realidade, como o próprio protagonista, Amuro, um simples garoto que, na necessidade de sobreviver, se viu obrigado a pilotar a mais poderosa arma da guerra, o Gundam RX-78-2. Amuro é moldado por essa guerra, ele sabe que é ou a vida dele ou a dos inimigos, e como qualquer humano ele prefere que seja a dele. Amuro pode até lamentar pelas vidas que tomou, porém sempre seguirá em frente pois sabe que é sua única escolha, sem dúvida um dos melhores personagens da obra.

Claro que não só Amuro que tem um bom desenvolvimento, Gundam tem vários personagens interessantes e, apesar de terem uma rápida passagem são marcantes, como Ramba Ral que é um piloto extremamente honrado e ensina Amuro a ver um outro lado da guerra e entender como nem tudo é preto e branco. No elenco recorrente temos Sayla Mass, que tem um excelente desenvolvimento durante a série enquanto tenta se reaproximar de seu irmão, o infame Char Aznable, e descobre mais sobre seus poderes de NewType. Bright Noa é outro personagem do elenco principal extremamente interessante, ele é o capitão da White Base e está sempre tentando disciplinar sua tripulação amadora, mesmo que para isso precise usar de força bruta. Ele passa por diversos momentos que reforçam seu caráter inflexível, com um talento incrível de liderança porém com uma enorme falta de paciência.



Falando rapidamente de algo que não pode faltar, Char Aznable, o principal rival de Amuro Ray. Char é um personagem complexo e misterioso, é interessante ver todo seu percurso desde The Origin até 0079, apesar dele querer mais que tudo se vingar dos Zabi, ele ainda veste fortemente a máscara de piloto de Zeon, ao ponto de em certo momento até mesmo estipular um objetivo ao lado seu inimigo jurado, chega a parecer em alguns momentos que Char se diverte com a guerra acontecendo.

Ainda falando um pouco sobre personagens, em 0079 existem três deles que me trazem uma reflexão, são eles: Garma Zabi, um dos irmãos Zabi, ele está na guerra para mostrar que é forte, mostrar que pode proteger quem ele ama, tanto que seu maior objetivo é ganhar o cargo de general para poder sair da guerra e ir embora com seu interesse romântico, uma jovem que sofre violência doméstica por parte de seu pai. Além dele, temos Dgwein Zabi e o General Revil, ambos são os "líderes supremos" de suas respectivas nações, porém ambos tem como objetivo maior a paz, mas acabam sendo interrompidos por decisões vindas de outras cadeias de comando que impedem suas tentativas de simplesmente sentar e conversar. A mensagem que esses personagens me trazem é como na maioria das vezes os mais bem intencionados não tem voz em meio a todo caos causado pelos que tem as piores intenções, que se utilizam de discursos inflamados e ideologias falsas para comprar a "simpatia" do povo.

Gundam, além de excelentes personagens, mensagens e trama, tem também uma das melhores ambientações que eu já vi, dá para sentir todo o futurismo e até temática espacial em absolutamente todos os cenários do anime. A atmosfera tensa também está presente a todo momento, você sabe que nada está em paz nesse mundo futurista, tanto pelo ambiente quanto pelos próprios personagens.



Para um anime de 1979 ele é extremamente bem feito, suas batalhas tem emoção e são muito bem feitas, os personagens e a trama tem uma excelente escrita, a direção é magnífica e a trilha sonora é praticamente perfeita. Uma obra que com certeza foi feita com um enorme carinho.

Mobile Suit Gundam 0079 sem dúvidas é um clássico que ficará para sempre marcado na história, você qua ainda não entrou em contato com essa Incrível franquia eu recomendo muito que entre de cabeça nesse fantástico universo que 0079 deu o pontapé inicial.

Postar um comentário

0 Comentários